Pages

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Investindo em Moedas

Investir em moedas raras pode ser uma atividade extremamente satisfatória para aqueles que o fazem com a atitude correta e munidos de informação sobre este novo e excitante nicho de investimento. Ao mesmo tempo, pode ser uma atividade custosa e frustrante para aqueles que tentem obter lucro sem prestar a devida atenção as particularidades deste mercado único.


A melhor dica que posso dar para indivíduos que estejam considerando se aventurar no mercado de moedas raras é: use o bom senso! Nenhum ser racional consideraria comprar um anel de brilhantes ou um quadro do Picasso em um camelô. É a mesma coisa com moedas raras. Quanto mais cuidadoso e seletivo o comprador for na escolha de um comerciante qualificado e na avaliação das peças que adquire, maior será a chance de obter um retorno lucrativo. As oportunidades para colecionar e investir com sucesso na numismática são tão grandes hoje quanto a qualquer época passada. Pelo crescente nível de informação e literatura sobre o assunto, inclusive a Internet, é provável que compradores sem experiência tenham mais oportunidades hoje do que nunca. Os preços de peças raras, principalmente no Brasil, continuam a níveis bastante baixos em comparação a mercados desenvolvidos como os EUA e a Europa. Isso se dá principalmente pelo baixo nível de demanda por material numismático de qualidade em nosso país.

Nos EUA, por exemplo, a mudança de colecionador para investidor vem acontecendo gradativamente nos últimos 15 anos. Com a fundação de institutos independentes de graduação e autenticação de moedas e cédulas em meados dos anos 80, moedas “encapsuladas” e graduadas (numa escala de 0 a 70 de acordo com seu estado de conservação) podem ser negociadas por amadores sem qualquer risco para o comprador. Semanalmente é editado uma brochura que atualiza os preços de todas as moedas na coleção americana, e serve de guia para comerciantes, colecionadores e investidores. Através deste periódico denominado “Coin Newsletter”, investidores podem acompanhar as flutuações de valor de seu portfolio numismático. No Brasil ainda estamos distantes de tal sofisticação mercadológica, até por isso nosso potencial de crescimento é bem maior que mercado já desenvolvidos como dos EUA e Europa. Como colecionadores/investidores, devemos nos munir da maior quantidade de informação possível além de se associar a comerciantes de confiança e renome.

Por séculos, moedas raras e metais preciosos já provaram ser ótimas defesas contra inflação, desvalorização monetária, e fonte instantânea de capital em momentos de dificuldade. Não há razão para pensar que isto irá mudar no futuro. Com certeza, passou o tempo quando colecionar era um hobby passivo e exclusivo daqueles que estudam a história e arte por trás destes objetos intrigantes. Cada vez mais, especulação sobre demanda futura por moedas raras será parte integral desta atividade e gradativamente moedas raras farão parte da carteira de muitos investidores.

Esta mudança eminente na atitude no mercado numismático exige atenção redobrada daqueles que compram moedas sem muito conhecimento ou experiência necessária para evitar equívocos custosos como aceitar moedas superfaturadas ou superclassificadas quanto ao seu estado de classificação que simplesmente não valem aquilo que o comprador está pagando. Qualquer pessoa que queira investir em moedas raras deve investigar, recolher referências sobre comerciantes ou firmas com as quais irá fazer negócios. Procure ajuda profissional de terceiros para classificação e confirmação do estado de conservação das moedas. Certifique-se de que as moedas que você escolheu estão dentro do preço praticado por outros comerciantes.

Proteger moedas valiosas também é uma parte importante de um investimento de sucesso. A melhor forma de manter suas moedas é em acrílicos inertes, longe de fumaça de cigarro, madeira, borracha, tinta e produtos têxteis. Umidade além de 75% também pode ser prejudicial.

Colecionadores e investidores lucrarão ao investigar o passado e história das moedas que compram. Moedas são um espelho da nossa história e arte. Elas contam o desenvolvimento humano nos últimos 2600 anos, refletindo crises econômicas, guerras, prosperidade e criatividade de todas as nações de nosso planeta. Somos apenas zeladores destas relíquias históricas e devemos aprecia-las e protege-las enquanto estiverem sob nossa posse. Aqueles que cuidam de moedas raras desta maneira, terão lucro de diversas formas, incluindo um retorno financeiro significativo sobre seu investimento de tempo e dinheiro.


0 comentários:

Postar um comentário