Pages

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL)

Aviso: Antes Que comecem a falar que ja viram essas fotos circulando na internet, aviso que esta postagem refere-se ao transtorno de personalidade e não apenas as fotos em si. A postagem trará muitas outras informações sendo as fotos apenas uma ilustração do problema.

Apreciem sem moderação.

O Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), também conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ou Transtorno Estado-limite da Personalidade é definido como um gravíssimo transtorno de personalidade caracterizado por desregulação emocional, raciocínio “8 ou 80” (“branco e preto”, totalmente bom e totalmente mau) extremo ou cisão e relações caóticas. Pessoas com personalidade limítrofe podem possuir uma série de sintomas de transtornos psicológicos diversos, tais como ataques de pânico, grande sentimento de entusiasmo para depois sentir um grande vazio ou dissociação mental, assim como despersonalização. O portador tende a ter um comportamento briguento acompanhado por impulsividade, muitas vezes auto-destrutiva, manipulação, conduta suicida, bem como esforços excessivos para evitar o abandono e sentimentos crônicos de vazio, tédio e raiva. Por vezes, o transtorno é confundido com depressão ou transtorno afetivo bipolar.

As perturbações sofridas pelos portadores do TPL alcançam negativamente várias facetas psicosociais da vida, como as relações em ambientes escolares, no trabalho, na família. Envolvimento com drogas, automutilação, tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os devidos cuidados e terapia. A psicoterapia é indispensável e emergencial.

A maioria dos estudos indica uma infância traumática (especialmente abuso sexual, separação dos pais, ou a soma de ambos fatores) como precursora do TPL, ainda que alguns pesquisadores apontem uma predisposição genética, além de disfunções no metabolismo cerebral.

Estima-se que 2% da população sofra deste transtorno, com mulheres sendo mais diagnosticadas do que homens. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Esta menina é conhecida na internet como a cortadora emo (Emo Cutter Girl). Ela tem 23 anos e mora em Regensburg, na Alemanha. Segundo confessou no fórum onde publicou suas imagens de automutilação, ela sofre de Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL).

Em suas repetidas seções de automutilação, a Emo Girl Cutter chega tão perto quanto pode da artéria braquial que os médicos não conseguem entender como ela ainda não morreu.

Suas inúmeras cicatrizes mostram que ela vem praticando a automutilação há anos, e seus cortes estão ficando cada vez mais profundos com o passar do tempo. Ela diz que evita a morte frequentando hospitais para suturar suas feridas e reijetando o sangue coletado dos ferimentos.

A jovem afirma não ser suicida e diz também que o hospital não pode tratá-la psicologicamente sem o seu consentimento. Eles apenas suturam os cortes e a medicam com antibióticos e analgésicos.

Palavras da Emo Girl Cutter:

“Sento-me e corto. Começo a cortar e cortar. Eu perco de vista o tempo, mas isso não importa, porque eu só faço “isso” na noite. E as noites são longas… Mas parece que o meu julgamento tende a escorregar durante a ação “.

“Eu posso ver que eu estou cortando os músculos, ossos, nervos , tendões, que os músculos e vasos sanguíneos estão rasgando , mas isso é exatamente o ponto : a minha concentração está focada nos detalhes . Às vezes, talvez, que podem me ter salvo de muito mau, mas é muito estranho se ver quando tudo está feito e ver (por vezes chocante ) uma ferida ou um “massacre” . Fui eu mesma que fiz isso…? Claramente . Eu sei que foi” .

Mais fotos da Emo Girl:


4 comentários: